MATERIAIS DE DESENHO

13:00

Olá, croquiadores! Cá estou para tirar duvidas de pessoas que me perguntam nas redes sociais, 'quais materiais uso'. Se você gosta de desenhar (como eu) sabe que para fazer um bom croqui, além de muita criatividade é necessário ter materiais básicos de desenho. Vou mostrar aqui todos os materiais que uso e que não precisa ter os mais caros, basta saber usar o que tem.

Falo por experiência própria, que infelizmente nem todos os lápis de cor “conhecidos” são tão bons assim. Mas como algumas pessoas se dão melhor com certas marcas e outras não, o ideal é comprar e ir testando. Ah, já estou planejando o próximo post, especialmente com dicas para quem faz desenhos de moda, e em breve tutoriais de poses e estampas.
1. Prancheta – Pode ser encontrada de madeira ou acrílico. Minha dica é, escolha a de madeira (dura mais). Este ano já tive duas de acrílico que quebraram em menos de 2 meses, claro que se tiver bastante cuidado pode durar mais.
2. Folhas – Acho que não tem muito segredo para escolher a folha certa, eu uso uma simples, mas se você usa bastante marcador é melhor uma mais resistente (grossa) que não mancha ou rasga o desenho.
3. Boneco articulado – Usado para te guiar quando quiser fazer poses ou saber onde fica a sombra nos croquis.
4. Caderno de desenho/ Sketchbook – São perfeitos para carregar na bolsa, assim se a inspiração chegar você não perde a ideia. Ah, super indico os Sketchbooks da Aquarelart.
5. Réguas – Vai te ajudar em bastante coisa e pode ser a simples de 30 cm mesmo.

6. Lápis para desenhar/ Lapiseira – Temos o H2, 2B, 4B e 6B, e lapiseira 0.7 também é ótima, não mancha (como 6B) e não tem o risco tão claro (como H2).
7. Canetas para contornar – Isso vai do seu gosto. Eu uso três, a Compactor top, Bic ou Compactor microline 0.4 mm.
8. Esfuminho/ Cotonete – Para o efeito de sombra, muito usado em rostos.
9.Estilete/ Apontador – Mais uma vez, vai da sua preferência. O estilete deixa a ponta bem maior, já o apontador, uma ponta bem feita e fina que ajuda na pintura.
10. Canetas brilhosas – Para fazer detalhes como brincos, colares e paetês. As minhas não da Cis.
11. Canetas coloridas – Ótimas para fazer cabelos,  detalhes nas roupas e cor dos olhos.
12. Canetinhas – Um faz tudo haha! As melhores na minha opinião são Compactor neo-pen, mas uso bastante Faber-castell, Compactor microline e Acrilex.
13. Marcadores/ Piloto – Ótimos para pintar vestidos ou grandes peças (que com lápis iam demorar mais tempo para pintar).

14. Borrachas – Super indico a borracha da Cis, ela tem uma pontinha que alcança nos cantos do desenho (ajuda a não apagar tudo e estragar o que já estava bom).
15. Lápis de cor – Meus amores, uso bastante os da Faber-Castell e Bic.
16. Caneta corretivo – Uso para fazer aquela bolinha branca do olho ou paetês nos vestidos.
17. Giz de cera – Eles podem quebrar com facilidade, mas são bem vindos em qualquer ilustra.
18. Tinta e pincel – Os meus são simples, mas você pode se ariscar na linda arte das aquarelas.
19. Cola branca e com brilho – Para fazer colagem de revistas ou tecidos nos croquis.
20. Tesoura – Sem ponta.

OUTRAS COISAS QUE TAMBÉM PODEM TE AJUDAR!
21. Revistas sobre moda e tendências – Nada melhor que revistas assim para inspiração.
22. Livros de moda – Eu recomendo este e o básico dele. O primeiro é sobre tudo de proporção (basicamente como desenhar croquis) e o segundo, tudo sobre pintura e ilustrações.
23. Revistas sobre maquiagem e cabelo – Se tem dificuldade em desenhar ou criar maquiagem e penteados as revistas podem te ajudar muito.

Foto da esquerda: ’’Formas e linhas estão indistintas nesta ilustração de uma festa de campo e na cidade. O uso de uma linha de contorno identificável parece limitado ao rosto e as feições. O restante dos elementos é uma combinação de linhas e formas, muitas vezes indistinguíveis umas das outras.“
Foto da direita: ’’Aqui as formas e linhas que definem a figura são contrabalanceadas pelas formas coloridas que preenchem o vestido. As formas seguem a direção das lindas e, como vimos no capítulo 8, diminuem em intensidade e repetição à medida que se afasta do observador.“

’’Motivos e estampas estão presentes por toda parte e são intrínsecos à ilustração de moda... “

’’Uma linha fluida pode ser usada para descrever o movimento, as pregas e caimento de uma saia em resposta à ação ou à pose da figura, ou o efeito dr cabelos ou tecidos esvoaçantes... “

’’Entender o conceito de forma - e observar o mundo à sua volta em seus termos - permite a decomposição do que está sendo visto em formas simples, favorecendo a criação de desenhos, pinturas ou ilustrações dinâmicas... “

Opulência DARK ’’Num clima sombrio e misterioso, a estação oferece propostas elaboradas e sofisticadas. O espírito teatral busca inspiração no período gótico, porem de forma sutil, valorizando elementos como feminilidade e sensualidade.‘‘ 

Vestuário MASCULINO ’’Para pensar nas formas de consumo masculino é necessário envolver questões culturais, visuais e, inclusive corporais, que a cada estação apresentam importantes mudanças...‘‘

Gostaram? Espero que este post te ajude na escolha dos materiais, e as dicas e truques te ajude na criação! Até o próximo post 

You Might Also Like

0 comentários

POSTS POPULARES

FORMULÁRIO DE CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *